top of page
Compre o documentário da Costa do Mar Mediterrâneo e ajude na continuação do projeto onde a próxima etapa será a Costa da América do Sul.

QUEM EU SOU

Sou brasileiro da cidade de Lages, região sul do Brasil, estado de Santa Catarina. Eu sempre gostei de andar de bicicleta e meu sonho era viver em um veleiro. Eu sou apaixonado pelo mar e pela natureza, e eu não posso ver todas estas coisas acontecendo sem fazer nada. Eu vou fazer a diferença. Todo mundo pode fazer a diferença. Precisamos tomar cuidado com a quantidade de lixo jogada dentro dos oceanos.

 

Minha primeira grande viagem de bicicleta foi no Nordeste Brasileiro. Nesta viagem ouvi várias histórias que me identifiquei e decidi ir atrás dos meus sonhos e não deixar mais para depois, eu sou responsável por fazer acontecer. Então eu decidi sair do meu emprego e comecei a planejar o projeto.

 

SOBRE O PROJETO

A inspiração para o projeto "World Coast Journey pela Preservação dos Oceanos" começou conhecendo histórias de vida de amigos de estrada na minha primeira grande viagem de bicicleta na costa do Nordeste Brasileiro. Que foi de Fortaleza para Salvador, indo para Morro de São Paulo, onde veio a idéia sobre a preservação dos oceanos. Entrei em um projeto social e ecológico chamado "Ecovila Mãos de Luz", que trabalha com crianças e ensina sobre a reciclagem de lixo, a compartilhar com as pessoas e a importância de alimentos nutritivos, como frutas e legumes. Junto com esse projeto desenvolvi um Stand Up Paddle usando garrafas de plástico (garrafas PET) para reforçar a causa sobre reduzir, reutilizar e reciclar.

 

Eu queria viajar, conhecer novos lugares, novas culturas, novas pessoas e principalmente, espalhar por onde eu cruzar a consciência sobre a preservação dos oceanos. Reuni todas estas vontades com o sonho de viver em um veleiro e a história de um amigo que fez a travessia do Atlântico trabalhando em um veleiro para finalmente seguir meu caminho neste projeto.

O IMPACTO

Impactos do lixo marinho no meio ambiente, economia, saúde e na segurança humana. A extensão dos impactos é determinada pelo tipo de lixo marinho e onde ele se instala no oceano (por exemplo, submerso, flutuante, ou dentro de um habitat sensível). As redes de pesca, sacos de plástico e pneus podem afundar até o fundo do oceano e quebrar e sufocar os recifes de coral. Linha de pesca podem flutuar ao longo da superfície do oceano e pegar hélices de navios, causando danos caros. A seringa pode parar na praia e ser pisado por uma pessoa resultando em uma ferida e possivelmente uma infecção. Independentemente do tipo ou a localização do lixo marinho, podem ter impactos sérios. (1)

 

Acredita-se agora que existem 5.25 trilhões de pedaços plásticos no oceano. Dessa massa, 269 mil toneladas flutuam na superfície, enquanto alguns quatro bilhões de microfibras de plástico por quilômetro quadrado no fundo do mar. (2)

 

Centenas de milhares de tartarugas marinhas, baleias e outros mamíferos marinhos, e mais de 1 milhão de aves marinhas morrem a cada ano por causa da poluição do oceano e ingestão ou emaranhamento em lixo marinho. Lixo marinho é desperdício causado pelo homem que está direta ou indiretamente eliminados nos oceanos, rios e outros cursos de água.

 

A animação 3-D que você pode ver ao lado mostra como o nosso consumo de plásticos tem afetado as mortes de espécies marinhas e o aumento dos riscos para a saúde humana e explora as possíveis soluções a longo prazo. Movimento do artista gráfico Andreas Tanner usa seus infográficos convincentes para educar os espectadores em todos os aspectos da produção de plástico, consumo e decomposição. "Devido às correntes particulares no Oceano Pacífico, um novo continente nasceu: uma massa de resíduos de plástico do tamanho da Europa." Tanner também oferece ideias para hábitos de compra alternativos e sustentáveis ​​para reduzir a nossa dependência de plástico.

 

 

 

Fontes:

(1) http://water.epa.gov/type/oceb/marinedebris/md_impacts.cfm

(2) http://news.nationalgeographic.com/news/2015/01/150109-oceans-plastic-sea-trash-science-marine-debris

 

Vamos concientizar o maior número de pessoas que pudermos !!!

Clique aqui para ver como você pode ajudar.

 

bottom of page